E aí galerinha...Tudo bem com vocês?Ontem até que tentei dar um giro pela internet para ver se encontrava alguma inspiração para meu post mas foi inútil.
A dor de cabeça era tanta que até a luz do sol me incomodava.A minha enxaqueca é muito forte e quando estou preocupada ela vem em dobro.
Pois bem,como a inspiração não vinha resolvi falar sobre ela:A ENXAQUECA.
Essa doença que afeta 15% da população brasileira.
O que é a enxaqueca?
Muitas vezes confundida com outras cefaleias,a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes,acompanhadas na maioria das vezes náuseas,vômitos,e intolerância a sons,luz e cheiros fortes.As crises tendem a aparecer ocasionalmente,com duração de quatro até 72 horas.Em casos extremos,a frequência pode ser diária.
Causas
A enxaqueca é uma doença multifatorial.Além do fator genético,o consumo de alimentos como queijos,embutidos,chocolate,café e adoçantes com aspartame,sono prolongado ou a falta dele,excesso de exposição ao sol,alterações de hormônios,tabagismo,odores fortes e a ingestão de bebida alcoólica podem desencadear uma crise.Transtornos de humor como ansiedade e depressão,também podem frequentemente estar associados a um episódio de enxaqueca.
Sintomas
A crise de enxaqueca pode ser dividida em quatro etapas com sintomas distintos.
Na premonitória,período anterior a dor de cabeça,é comum o desejo por determinados alimentos(como chocolate),alterações de humor,cansaço,bocejos e retenção de líquidos.
Depois vem a aura,que normalmente precede a crise,mas também pode ocorrer simultaneamente.Ela ocorre em 15% a 25% das enxaquecas e se manisfesta com alterações na vista como embaçamento,pontos ou manchas escuras na visão,linhas em zig-zag e pontos luminosos que duram de cinco minutos a uma hora.
Em casos raros podem acontecer auras sem dor de cabeça.
A etapa da cefaleia é o período mais incapacitante e incômodo da enxaqueca.A sensação é de dor de um lado da cabeça e latejante que pioram com qualquer esforço físico.Além disso náuseas,vômitos e sensibilidade a barulhos,luz e cheiros podem acompanhar a dor.
Por último vem a fase da resolução,que é a recuperação do organismo após a dor intensa de cabeça e se caracteriza por intolerância a alimentos,dificuldade de concentração,dor muscular e fadiga.
Tratamento e prevenção
O principal tratamento é a prevenção,com adoção de medidas para evitar a manifestação das crises.Ele pode ser feito com medicamento ou métodos não medicamentosos.As crises também podem ser combatidas com analgésicos de efeito rápido,reduzindo a dor.
Nos Estados Unidos já está sendo feito o tratamento com injeções de toxina botulínica,proporcionando o relaxamento dos músculos da cabeça e reduzindo a frequência dos episódios de enxaqueca.
Também é fundamental a adoção de hábitos saudáveis como relaxamento,atividades físicas regulares,alimentação equilibrada e sono regular.
Veja o que o Dr. Mário Peres disse sobre a cefaleia:
VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:
Fonte: Dr. Mario Peres, neurologista do Hospital Albert Einstein

Nenhum comentário:
Postar um comentário